Sejam todos bem vindos!!!


Somos estudantes do 2º A, no Colegio Estadual Raphael Serravalle e estamos participando da Feira da Africa que ira acontecer no dia 16/06 no próprio colégio.
Ficamos responsáveis por divulgar o pais Costa do marfim que fica no Oeste da África, não é um pais muito conhecido mais promete muito na copa do mundo 2010, vamos ficar de olho na Costa do Marfim!!!!




quinta-feira, 10 de junho de 2010

A pré-historia na costa do Marfim

A data da primeira presença humana na Costa do Marfim é difícil de precisar em decorrência da má conservação ou ausência de restos ósseos pelo fato do clima do país ser úmido. Porém, vestígio de pedra, utensílios de cozinha e de pesca permitem aproximar a presença humana no Paleolítico (15.000 a 10.000 anos) ou pelo menos no Neolítico.
Os mais antigos habitantes conhecidos da Costa do Marfim deixaram traços espalhados por todo o território.Os povos chegados antes do século XVI são hoje grupos minoritários tenho conservado mais ou menos bem o essencial de suas civilizações.É o caso dos Agoua e Ehotilé (Aboisso), Kotrowou (Fresco), Zéhiri (Grand-Lahou) e Ega ou Diès (Divo). Mas o país é sobretudo uma terra de refúgio e migrações que recebe, vindos da zona do Sahel, entre os séculos XI e XVI, os Mandé da floresta (Dan, Gban et Kwéni) mas também nos sécs. XIV e XVe siècle, outros grupos vindos do Norte (Ligbi, Numu e alguns clãsMalinké), o que provoca a migração de grupos estabelecidos (Krou e Sénoufo). Os séculos XVI e XVII assinalam a chegada ao Norte de numerosos clãs Malinkés ou mandé-dioula (Kamagaté, Keita, Binate, Diomandé) e Sénoufo no sudeste, os povos vindos do baixo Rio Volta (Efié, Essouma, Abouré, Alladian e Avikam). Um destes grupos (Abron) se instalou na região de Bondoukou a leste do país.
No século XVIII grandes migrações: Agni, Baoulé, Atié, Abbey, Ébriés, M'Battos, Abidji no sudeste e centro do país e outras dos grupos dos malinkés (vindos das margens do Rio Volta) e do sul dos territórios atuais do Mali e Burkina Faso. Essas migrações foram causa de muitos conflitos, mas permitiram sobretudo alianças políticas e matrimonais.

Fonte(s):http://fr.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário